Gamificação: por que eu deveria saber sobre isso?

A gamificação (gamefication) é um termo que tem estado em alta nos últimos tempos, não é coincidência que isso aconteça com um enorme crescimento no mercado de vídeo games, já que os dois termos têm muita correlação. Mas o que isso tem a ver com educação e por que eu deveria saber sobre isso?

O princípio básico da gamificação é utilizar elementos dos jogos e incorporá-los em outros lugares, atividades ou áreas. Esse interesse surgiu pelo fato que todos conhecemos: é muito gostoso jogar e as pessoas fazem isso por diversas horas sem vê-las passar, então por que não tentar incorporar isso em atividades não correlacionadas à jogos?

A educação não é exceção disso. Utilizar ferramentas gamificadas (aplicativos, sites e construções próprias) aumentam o engajamento do estudante nas atividades, além de ser versátil o suficiente para conseguirmos ensiná-los habilidades preciosas e até mesmo conteúdos didáticos! Tem se mostrado uma estratégia poderosa, principalmente pela aproximação com a realidade da maioria dos estudantes que estão super ligados ao que acontece no mundo dos jogos!

Quer saber mais sobre gamificação e acompanhar dicas de aplicação? Continue ligado ao nosso blog!