Como ter uma rotina de estudos produtiva sem abandonar o bem estar?

Sabe quando chega sexta-feira à noite e você está extremamente cansado da semana? Então se senta para assistir uma série, mas começa a pensar que na verdade deveria estar estudando? Então, sso é mais comum do que você imagina! Afinal, essas coisas acontecem porque hoje em dia todos estamos em busca por mais e mais produtividade. Mas, o que é isso? Produtividade é uma relação entre a quantidade de coisas feitas em um determinado período de tempo. Por exemplo, a quantidade de exercícios respondidos de uma lista em um período de uma hora. No entanto, muitas pessoas acabam abrindo mão do bem estar para aumentar sua produtividade. Mas para alcançar isso e conseguir descansar no momento dedicado a descansar, é necessário criar uma rotina de estudos!

 

Para alcançar uma maior produtividade nos estudos e conseguir descansar no momento dedicado a descansar, é essencial criar uma rotina de estudos!

 

Como criar uma rotina de estudos?

Primeiro passo

Primeiramente, você deve levar em consideração para construir uma rotina de estudos o momento de descanso. 

Ele é extremamente importante para um bom desempenho no estudo. Porém, colocar algo produtivo nesse tempo de descanso o transforma em uma obrigação. Com isso, faz com que você tenha mais uma coisa obrigatória na sua agenda. Logo, isso vai na contramão do que é descansar. 

Rotina de estudos - Descanso
People photo created by jcomp – www.freepik.com

Portanto, separe um horário específico do seu dia e da sua semana para descansar. Em outras palavras, sem culpa e obrigatoriedade de fazer algo produtivo no momento de descanso.

 

Descanso só é descanso se você está relaxado e sentindo bem-estar

 

Segundo passo

Segundamente, você deve levar em consideração deve ser a ideia de começar gradualmente. 

Por exemplo, imagine uma pessoa sedentária se matricula na academia. Logo no primeiro dia corre por 2 horas na esteira. Você acha que no dia seguinte ela vai querer voltar? Eu acho que não. Pense que o mesmo vai se aplicar ao seu estudo! 

Então, tome cuidado para não tentar começar a criar um hábito de estudo com uma meta de ler 100 páginas por dia. Seja como for, até pode acontecer de você conseguir no primeiro dia. Mas isso provavelmente não vai se sustentar por muito tempo.

 

Você pode até conseguir estudar muito em um dia, mas isso não garante que você vai desenvolver o hábito de estudar!

 

Terceiro Passo

A terceira coisa que você deve levar em consideração é que você deve ter sucesso na atividade que for fazer. Porque fazer todos os dias algo que você não gosta, e ainda por cima vai mal, é totalmente desmotivador.

Para que você tenha motivação para manter a rotina e realmente estudar todos os dias, você precisa fazer algo que já sabe que é capaz. Lembre-se, você não está estudando somente para aprender, mas para criar o hábito e a rotina.

Quando você perceber que já está indo bem e estudando todos os dias um pouquinho, aí sim você pode aumentar a dificuldade da tarefa ou a quantidade de tempo que estuda por dia. 

Por fim

Se você tiver estabelecido uma rotina de estudos consistente, isso significa que você terá alguns horários específicos para estudar todos os dias. E outros específicos para descansar. Dessa forma, você evita sentir que deveria estar produzindo enquanto descansa e se sente menos cansado enquanto estuda.

 

 

Quer saber qual é o seu perfil de estudante?

Acesse: https://lupaeduc.com.br/quiz/avalie-seu-perfil-de-estudante/