Organização do Ambiente Virtual de Estudo/Trabalho

Organização do Ambiente Virtual de Estudo/Trabalho


De antemão, lemos que arrumar o local de estudo será a chave para ser organizado. Nesse sentido, é verdade. Porém esquecemos que os PCs e celulares também são meios de estudo, não só a sala ou o quarto. Então, nesse texto vamos falar como podemos fazer a organização o ambiente virtual de estudo/trabalho.

organização o ambiente virtual de estudo/trabalho.

Fonte: <a href=”https://www.freepik.com/photos/business”>Business photo created by mego-studio – www.freepik.com</a>

O ambiente virtual de estudo/trabalho do celular

Primeiramente, sabemos que os principais inimigos das nossa agenda são as mídias sociais. Por exemplo, o Instagram, Twitter, TikTok ou Facebook.

Young beautiful woman using smart phone at night in bed

Fonte: <a href=’https://www.freepik.com/photos/people’>People photo created by diana.grytsku – www.freepik.com</a>

Dessa forma, é crucial tirarmos essas distrações de vista na hora de estudar. Então podemos apagar os próprios apps ou usar timers de bloqueio. Por exemplo, há o Screentime do iPhone ou o Digital Wellbeing do Samsung. Afinal, estudos afirmam que a contenção das redes sociais traz melhoras durante o trabalho e o estudo. Além disso, propicia mais bem estar subjetivo e foco . (3)

O ambiente virtual de estudo/trabalho do desktop

Da mesma forma, para o computador recursos bloqueadores são muito úteis. Ainda mais porque não podemos apagar os sites que podem nos distrair. Agora, com o BlockSite, uma extensão do Google Chrome (https://chrome.google.com/webstore/detail/blocksite-block-websites/eiimnmioipafcokbfikbljfdeojpcgbh?hl=en&), você pode bloquear websites por um certo tempo. Ou seja, ele serve como um timer para o seu desktop.

 

Em comum

Antes de mais nada, isso é algo que serve para os dois. Tanto quanto celular quanto PC. Temos que nos livrar das notificações de mensagem. Elas lesam não só a compreensão, mas também a concentração. (1). Ativar o modo mudo ou bloquear todas notificações são ótimas opcões.

Fonte: <a href=’https://www.freepik.com/photos/business’>Business photo created by rawpixel.com – www.freepik.com</a>

Acima de tudo, evitar a agonia de checar nossos celulares nos traz melhor rendimento acadêmico no geral. (2)

Final

No fim de contas, esses dispositivos nos permitem acessar nossa agenda, e-mail, conversar com nossos amigos ou entrar em um Zoom. Mas também foram feitos para sugar nossa atenção e vendê-la. Como é exposto no documentário O Dilema das Redes. (4) Logo, temos que nos atentar do quanto nossa produvitidade está sendo roubada.

 

https://www.liebertpub.com/doi/pdf/10.1089/cpb.2008.0107  (1)

https://dl.acm.org/doi/10.1145/3448089 (2)

https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0255648 (3)

https://www.netflix.com/br/title/81254224 (4)