Procrastinação estruturada: Como parar de procrastinar

Você conhece o termo procrastinação estruturada? Existem pessoas que tentam de tudo mas não conseguem parar de enrolar para fazer o que precisam. Todo mundo conhece aquela pessoa que tem uma agenda, um checklist e usa vários aplicativos de organização. Porém sempre fica acordado até de madrugada para terminar um trabalho com prazo de entrega para o dia seguinte.

A procrastinação parece dar um alívio pra pessoa que está procrastinando. Afinal, ela não está fazendo aquilo que seria tão chato e trabalhoso de se fazer. Mas o que a pessoa sente não é bem isso. Uma pessoa que procrastina com frequência passa a sentir uma angústia e culpa bem grandes. Parece bom não fazer aquilo que vai ser desprazeroso. Mas pessoa sente que deveria estar fazendo e isso gera mal-estar.

Porém nem sempre a procrastinação é ruim! Existe um jeito de procrastinar que pode amenizar esses sentimentos. Além disso, ajudar a diminuir a quantidade de vezes em que ficam tarefas para a última hora. Essa é a:

Procrastinação estruturada!

PASSO-A-PASSO DA PROCRASTINAÇÃO ESTRUTURADA

Passo-a-passo procrastinação estruturada
Man photo created by 8photo – www.freepik.com

Passo 1. Para procrastinar de maneira estruturada, primeiro é preciso aceitar que a procrastinação irá acontecer. Uma vez que esse fato já foi aceito fica mais fácil de lidar com ele. Ainda mais, reconhecer pequenas vitórias pessoais no que diz respeito ao tema. 

Passo 2. Depois disso, é importantíssimo separar um horário fixo e periódico. Nesse sentido podendo ser semanal ou diário, para você fazer tarefas. O importante é que esse horário esteja reservado exclusivamente para isso.

Passo 3. Por fim, mas não menos importante, é essencial que você de fato comece a fazer alguma coisa nesse horário estipulado. Pode ser qualquer coisa! Se na hora de se sentar para começar não vier aquela vontade de fazer um trabalho, dá pra fazer outro que não seja tão ruim assim. O importante é fazer alguma tarefa que você precisa fazer!

Com o tempo, o sentimento de “sou produtivo” vai dando lugar para o sentimento de culpa e a angústia. Então, no mesmo tempo menos tarefas ficam com pendência de fazer. É provável que você evite fazer uma tarefa muito chata na madrugada da véspera do prazo de entrega. Mas como tantas outras coisas já foram feitas e estão prontas, muito menos madrugadas ficam preenchidas com coisas para fazer.

Quer saber qual é o seu perfil de estudante?

Acesse: https://lupaeduc.com.br/quiz/avalie-seu-perfil-de-estudante/