Lupa Educação

Procrastinação em cursos online

Você sabe o que é procrastinação? Se você tinha uma atividade para fazer e começou a assistir a uma série no lugar ou a mexer nas redes sociais ou ainda sentiu uma vontade inexplicável de comer algo ou lavar a louça na hora que deveria realizar a atividade, você procrastinou. Ir deixando para depois as suas tarefas e deixar para fazê-las de última hora ou acabar nem concluindo. Muitos procrastinadores se sentem mal com isso e acabam tendo uma falsa percepção de que não são capazes de se organizar. A culpa é um sentimento comum entre os procrastinadores.

Alguns raros procrastinadores, fazem as coisas de última hora e ainda assim têm um bom desempenho nas atividades, mas, esse hábito de deixar tudo para a última hora eventualmente pode levar a tarefas não entregues ou atrasadas e isso pode trazer muitos problemas. A grande questão é que realizar atividades em casa requer planejamento, organização e muito, mas muito autocontrole.

Devemos esquecer a ideia de que autocontrole é ter a tentação na frente e ter força de vontade, porque única saída seria ficar se culpando por não ter procrastinado, o que tem implicações enormes para a autoestima. Uma forma mais interessante de pensar é que o autocontrole é uma habilidade e que como qualquer habilidade pode ser praticada e ensinada. Autocontrole é a habilidade de evitar tentações para manter o comprometimento e conseguir ganhos maiores em longo prazo. Por exemplo, se na sua casa você costuma assistir a séries, você se sentirá tentado a assistir séries, se você costuma jogar videogame, se sentirá tentado a jogar videogame, mesmo sendo o momento que você se planejou para estudar o conteúdo do curso online. Se você tem usado sua casa para descanso e lazer, sinto informar, mas fazer qualquer atividade em casa exigirá um esforço gigantesco porque além de realizar a atividade você deverá a todo momento lidar com as tentações inerentes de sua casa, nem que seja ficar deitado na cama ou no sofá.

Na verdade, segundo o pesquisador Howard Rachlin, autocontrole envolve um conflito entre benefícios imediatos e futuros. E os seres vivos têm uma tendência a escolher sempre aquilo que trouxer benefícios mais imediatos, portanto, benefícios futuros terão um valor menor para as pessoas. Não é à toa que falar uma vez para uma criança: “estude isso hoje que no final do ano vai evitar ficar de recuperação” gera muito pouco engajamento. Algumas vezes, descrever os benefícios futuros podem gerar engajamento, mas esse engajamento rapidamente se dissipa. Alguns pesquisadores (como Mischel) têm apontado que crianças têm mais dificuldade em se comprometer com benefícios de longo prazo do que adultos, no entanto, com as transformações sociais que têm acontecido na passagem do século XX para o século XXI, os celulares contém cada vez mais benefícios imediatos (como jogos, redes sociais, acesso a conversas mais prazerosas, etc.), a impulsividade nos adultos têm aumentado consistentemente também. Segundo o professor Emmanuel Tourinho, quando mais individuais têm se tornado as relações pessoais na pós-modernidade, mais vai sendo exigido o autocontrole das pessoas. O engajamento em cursos online é um exemplo disso.

Dito isso, o custo psicológico de uma pessoa interromper o que está fazendo para se engajar em uma atividade acadêmica proposta por um curso online pode ser enorme. Vamos falar de forma matemática para exemplificar: quando temos um conflito entre um benefício imediato e um benefício futuro, se o benefício imediato tiver um valor 10, o benefício futuro terá um valor 3. Então nessa matemática simples, inconscientemente, o benefício imediato ganha. Agora, se aquele benefício imediato (a tentação) estiver também distante é possível que os dois tenham um valor 3, nesse caso, o autocontrole é possível. Ou seja, nessa hora, o indivíduo consegue criar estratégias para evitar o contato com a tentação e se comprometer com o benefício de longo prazo.

Trazendo para o contexto da organização para estudar, o segredo é fazer uma boa organização prévia antes de os benefícios imediatos aumentarem de valor:
(1) crie um espaço para realizar as atividades o mais longe possível de tentações e de preferência sem contato visual;
(2) estabeleça horários para realizar as atividades em que não há circulação de pessoas pela casa, que seus amigos não estão online jogando e que não concorra com outras coisas que você deveria estar fazendo;
(3) estabeleça limites claros com as pessoas que moram com você para evitar interrupções, cada interrupção aumenta o valor da tentação;
(4) estabeleça metas curtas e pausas,
(5) quando você estiver usando o computador ou celular, feche todas as outras abas do navegador e todos os aplicativos, se você pensar em abrir uma aba com uma rede social ou abrir um aplicativo, primeiro conclua a meta que estabeleceu.

Em resumo, o segredo para evitar tentações é aproveitar os momentos em que as tentações têm um valor baixo e os benefícios futuros têm um valor maior para se organizar e evitar o contato com as tentações ou tentar aumentar o valor dos benefícios futuros por meio de metas ou condicionando o cumprimento das tarefas ao acesso a coisas mais prazerosas.

Navegação rápida

Textos que você pode gostar!

Progresso da leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.