Como se lembrar do que estuda

Sabe aquele momento alguns minutos antes de uma prova em que vários amigos se juntam para relembrar o conteúdo antes de começarem? Então, sempre tem aquele lá que se lembra de tudo o que estudou. Ainda mais, faz todo mundo se perguntar “como que ele consegue?”. Hoje, no lugar dele, vou contar como se lembrar do que estuda!

Antes de mais nada, muitas pessoas consideram natural alguém ser capaz de se lembrar de todo o conteúdo que estudou, mas isso não poderia estar mais errado! A verdade é que existem várias coisas que podem ser feitas para ajudar a lembrar melhor de qualquer coisa.

O segredo para se lembrar de tudo o que estudou é: estude de maneira ativa!

 

Mas como fazer isso?

Primeiramente é preciso ter em vista que só ler e tentar “absorver” um conteúdo não tem nada de ativo. Na verdade, faz de você um estudante passivo. Como se você esperasse que magicamente que o conteúdo saísse do livro e entrasse na sua cabeça. 

Como se lembrar do que estuda - Leitura passiva
Light photo created by stockking – www.freepik.com

Agora, para ser um estudante ativo, é importante interagir ativamente com o conteúdo que está estudando. Ou seja, significa que algumas coisas precisam ser feitas enquanto se lê. Dessa forma:

 

Não vale só ler! 

 

Por onde começar para como se lembrar do que estuda

  • Repita o conteúdo para si mesmo

Antes de mais nada, quando você estiver estudando e entrar em contato com uma definição, um exemplo ou algo que você considere importante de ser lembrado, feche o livro e repita para você mesmo aquilo que leu.

 

Mas atenção, não vale trapacear! O importante é conseguir repetir sem olhar. E claro, você não deve fazer isso com as mesmas palavras que leu, use as suas próprias!

 

  • Repita algo adicional que você já sabe sobre o conteúdo

Segundo, enquanto você lê, tente se lembrar de outras coisas que você já sabe sobre esse conteúdo. Em outras palavras, isso envolve fazer relações com outros textos que você já leu sobre o assunto. Vale se lembrar de notícias que viu no jornal sobre isso e até se lembrar das aulas que assistiu.

Então, repita essas coisas que se lembrou!

 

  • Anote palavras chave

Ainda mais, quando você se deparar com palavras ou termos que representam o que há de mais essencial no texto: anote!

Mesmo que você não faça um fichamento do texto que estiver estudando, anotar as palavras-chave pode te ajudar a te guiar no momento em que você estiver fazendo uma revisão. Seja como for, você pode procurar por elas ao longo do texto e encontrar suas definições e outros aspectos importantes a respeito delas, sem precisar reler o texto inteiro!

 

Logo, comece com esses passos! Eles irão ajudar você a se lembrar muito melhor de tudo o que você estudou. Além disso, você chegará muito mais preparado não somente no dia da prova, mas também poderá se lembrar do conteúdo por muito mais tempo além da prova. Ainda por cima, vai poder ensinar seus amigos como se lembrar do que estuda.

 

Quanto mais ações você tiver em relação a um determinado conteúdo, maior vai ser a chance de você se lembrar dele depois!

 

Quer saber qual é o seu perfil de estudante?

Acesse: https://lupaeduc.com.br/quiz/avalie-seu-perfil-de-estudante/