5 dicas para estudar melhor

Estudar é uma tarefa que pode parecer fácil, mas não é. Muitas pessoas passam horas estudando e acreditam que terão bons resultados. Porém, quando fazem uma prova sentem que deveriam ter estudado mais ou que o estudo não foi suficiente para atingir o resultado que desejavam.

O que essas pessoas não sabem é que nem sempre estudar mais significa estudar melhor. Estudar mais talvez pudesse ser efetivo e provavelmente ajudaria a memorizar aspectos do conteúdo e talvez até ir bem na prova. Mas estudar melhor com certeza seria mais eficaz e faria com que essa pessoa não somente memorizasse aspectos do conteúdo para a prova, mas levasse aquilo que aprendeu para além do dia da prova.

Para te ajudar a estudar melhor, aqui estão 5 dicas para você aplicar agora mesmo:

1. Crie uma rotina

Tornar seu dia previsível pode te ajudar na hora de estudar. Isso porque a previsibilidade da rotina te ajuda a ter autocontrole. Imagine só que todos os dias você estuda no mesmo horário. Isso significa que você não terá outra coisa para fazer nesse horário do seu dia e assim fica mais fácil de ir estudar ao invés de ir fazer algo que você considera mais legal!

Mas não se preocupe, você não precisa ter uma rotina chata! Para não enjoar da sua rotina você pode programar um horário fixo todos os dias para estudar, mas fazer coisas diferentes em cada um desses dias. Por exemplo: na segunda-feira você pode ler e grifar o livro. Já na terça-feira você pode resolver exercícios e na quarta-feira você pode elaborar um mapa mental todo personalizado!

2. Elimine qualquer coisa que possa te distrair enquanto estuda

Depois de criar uma rotina, pense que algumas coisas podem tentar te roubar dela. Uma dessas coisas é o seu celular! Apesar de parecer que temos controle de ouvir o som da notificação da mensagem e não olhar, só de ter que fazer esforço para isso já é suficiente para atrapalhar seu estudo. Por isso, tire de perto tudo o que pode te tirar a atenção. Então, a melhor coisa é tirar o celular de vista e silenciar as notificações.

Sabe outra coisa que pode te distrair? As pessoas que moram na sua casa! Por isso, avise que você estará em horário de estudo e peça para que elas não te interrompam durante esse período. Quando você terminar de estudar poderá procurar por elas e perguntar se precisaram de você enquanto esteve ocupado.

3. Planeje o que vai estudar

Defina exatamente o que você irá estudar e quais materiais irá precisar antes de iniciar a semana de estudo. Pode parecer perda de tempo, mas ficar procurando o livro de matemática e a página da lista de exercícios bem no momento em que você separou para estudar é que é perda de tempo.

Olha só, se você precisar decidir o que estudar e ainda procurar pelo material nesse momento, você vai passar bem menos tempo estudando do que havia se programado. E obviamente isso irá te atrapalhar.

Por isso, separe um momento da sua semana para planejar tudo o que precisa estudar e economize tempo!

4. Faça um checklist das suas tarefas

Quando estiver planejando o que for estudar na semana, crie uma lista com as tarefas que irá realizar em cada dia. Desta forma, quando você for começar a estudar você simplesmente irá cumprir as tarefas da lista, sem ter que ficar pensando muito.

Além disso, conforme você for concluindo cada tarefa, marque que terminou! Isso dá uma sensação de dever cumprido e ajuda a te motivar a continuar estudando.

5. Crie metas de estudo que sejam desafiadoras, mas possíveis de serem realizadas

Imagine que na sexta-feira você planejou seus estudos da semana seguinte. Então, sua meta logo na segunda-feira é ler os capítulos 6, 7, 8 e 9 do livro de biologia. Mas, provavelmente você não vai conseguir, afinal é muita coisa.

O problema é que não conseguir atingir a meta pode te deixar desanimado e tirar toda a sua motivação para continuar estudando. Além disso, se você tiver uma prova desse conteúdo, não terá tempo para estudar tudo e poderá tirar uma nota menor do que gostaria.

Por isso, considere o que você é capaz de realizar e desenvolva suas metas de estudo a partir disso. Aí, quando sua meta atual começar a ficar fácil, você aumenta só um pouquinho! Com o tempo talvez você consiga ler todos esses capítulos de uma vez.

E aí, está pronto para seguir cada uma das dicas e começar a estudar melhor?