Ainda está indeciso(a) a respeito do seu voto na próxima eleição? Algumas estratégias de tomada de decisão responsável podem ajudar!
Tomamos decisões diariamente, das mais simples às mais complexas, e cada escolha implica em uma renúncia. Por isso, seja no âmbito pessoal, profissional ou social, este processo requer alguns cuidados.
Neste período pré-eleitoral, a opção por votar em um candidato e não em outro, impacta diretamente no futuro das sociedades em que vivemos. Essa decisão, portanto, extrapola o caráter individual e precisa ser tomada com cautela.
Tomar uma decisão de maneira responsável significa realizar escolhas respaldadas por padrões éticos, a partir da avaliação criteriosa de diferentes variáveis implicadas neste processo. Em um processo decisório, aspectos cognitivos e emocionais entram em jogo e encontrar um equilíbrio entre eles nem sempre é tarefa simples. Refletir sobre as diversas possibilidades de ação e suas consequências são fundamentais e quanto mais dados você dispor para realizar uma análise criteriosa, melhor.
No caso do processo eleitoral, essas escolhas são embasadas no exame dos possíveis candidatos ou partidos com os quais você se identifica, ou que melhor se adequam aos seus valores, à sua visão de mundo e de sociedade.
Listamos abaixo algumas informações que podem contribuir para a uma escolha responsável nas eleições:
- Conheça as atribuições de cada cargo, para que você possa avaliar se as propostas são legítimas e factíveis. Por exemplo, se seu(sua) candidato(a) a vereador(a) está prometendo construir escolas e hospitais na sua região, essas propostas são frágeis, pois trata-se de atribuições do(a) prefeito(a).
- Analise cuidadosamente as propostas de cada candidato(a). É importante avaliar se elas são possíveis de realização. Em geral, essas informações são disponibilizadas em sites e redes sociais dos respectivos candidatos(as), além da propaganda eleitoral gratuita e dos debates.
- Pesquise o histórico profissional e político. Prefira sites oficiais para esta busca, como o da Justiça eleitoral. Observe a situação da pessoa perante a justiça, como a existências de processos criminais, e o desempenho em funções públicas desempenhadas anteriormente.
- Conheça o partido, analisando os ideais defendidos e os programas que apresentam para a sua cidade.
Para que sua escolha seja responsável, pesquise, se informe e avalie opções que, além de estarem de acordo com seus valores e interesses pessoais, tenham propostas que contribuam para a melhoria da sociedade como um todo. Em suas buscas, seja responsável com as informações que colhe e que repassa. Certifique-se de que as fontes sejam confiáveis e não compartilhe mensagens que não tenha certeza a respeito da veracidade das informações. Boa eleição!
Fonte para consulta: www.tse.jus.br