Lupa Educação

O que é RPG e como ele pode auxiliar educadores?

RPG, ou Role Playing Game, é um jogo que se utiliza tradicionalmente de um roteiro de histórias que são interativas, na medida em que uma pessoa guia o andar da narrativa e os jogadores usam de personagens para criar sobre o cenário que é descrito. O RPG tem a sua base na conversa entre os participantes e a imaginação sobre um cenário contado, junto a figuras, fotos e referências visuais para ajudar a criatividade a fluir.

E como se joga?

Cada jogador tipicamente monta um personagem que pertence àquele universo e está inserido nele, de forma que suas ações, motivações, e aventuras são as formas que o jogador emerge neste mundo imaginário, interage e entra em contato com situações que podem contribuir com o desenvolvimento de habilidades de comunicação e estratégias para lidar com problemas.

As aventuras geralmente são atividades cooperativas que exigem dos jogadores que colaborem entre si e façam perguntas ao narrador que conta a história, assim o cenário construído em conjunto vai se desenhando na imaginação de todos. Mesmo que o cenário normalmente seja fantasioso, os conteúdos explorados dão aos jogadores a possibilidade de interagirem entre si e com um mundo novo e interessante que oferece experiências similares à realidade.

Existe uma certa linearidade em como a história segue: o narrador descreve o cenário e seus componentes com os recursos visuais que ele acredita serem interessantes para contribuir à história e então os jogadores interagem com os elementos apresentados pelo narrador, como pessoas que encontrariam, problemas a enfrentar, obstáculos a superar, monstros a derrotar e o que mais vier! A interação entre todos é contínua e cada um tem a sua vez para falar e agir.

Legal! E como podemos jogar com a Lupa?”

Todos esses recursos abordados aqui foram utilizados pelos nossos profissionais para elaborar o programa PlayLearning, que conta com uma história envolvente e elementos didáticos para o ensino de estratégias de resolução de problemas. Nos próximos textos este assunto será mais explorado!


Sugestões de leitura

RPG na escola: aventuras pedagógicas / Ricardo Ribeiro do Amaral – Recife: Ed. Universitária da UFPE (2013)

Navegação rápida

Textos que você pode gostar!

Progresso da leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.