1ª AULA
GRÁTIS

1ª AULA GRÁTIS

Técnicas de estudo e estratégias de aprendizagem para estudantes de pós-graduação

A pós-graduação no Brasil é uma parada obrigatória para qualquer profissional que quer um destaque no mercado de trabalho. Apesar de a carga horária ser menor do que a da graduação, a sensação de vários pós-graduandos é de que a carga de estudo é muito maior. Os textos são mais específicos e complexos, a exigência acerca dos conteúdos e habilidades a serem aprendidos também é muito alta. Além da necessidade de conciliar atividades profissionais com o estudo e ainda tentar deixar algum tempo para a vida pessoal. Diversas pesquisas têm apontado que a saúde mental dos pós-graduandos brasileiros pode ficar muito prejudicada sem que se tenha fluência em habilidades de estudo refinadas.

Mas se a pessoa chegou na pós-graduação ela não sabe estudar já que passou pela educação básica e pela graduação? Não necessariamente ela tem um repertório de estudo refinado. Isso acontece porque na nossa cultura as pessoas tendem a acreditar que as habilidades de estudo são inatas ou que elas foram completamente ensinadas no início da educação formal. Mas o que acaba acontecendo é que algumas pessoas desenvolvem habilidades de estudo satisfatória acidentalmente por meio da interação com colegas, familiares ou alguns raros professores que pensam sobre isso. Em relação a habilidades de estudo, o sistema de educação básica e a graduação funcionam como uma piscina em que os estudantes são colocados sem saber nadar e alguns conseguem nadar, outros se apoiam nos outros para não afogar enquanto alguns se afogam, ou seja, abandonam a educação. O pós-graduando é aquele estudante que chegou à borda da piscina, que aprendeu a nadar, ainda que sem técnicas e sem saber quais os melhores movimentos para evitar fadiga física. Muitas das técnicas de estudo utilizadas durante a graduação já não são suficientes durante a pós-graduação.

Estudar é muito mais do que ler um texto ou copiar slides em uma aula, é um conjunto de habilidades que favorece a aprendizagem de qualquer conteúdo ou habilidade. Saber estudar é ser professor de si mesmo, é ser eficiente na tarefa contínua de aprender. Um estudante eficaz é aquele que resolve problemas fluentemente, toma decisões certeiras, planeja seu estudo e organiza seus materiais e ambientes de forma eficaz, dialoga com o texto durante a leitura, faz anotações parafraseando o conteúdo, identifica claramente suas dúvidas e as soluciona efetivamente.

Há alguns anos pouca atenção era dada às habilidades de estudo, no entanto, hoje podemos aproveitar todas os avanços das ciências da aprendizagem para identificar as melhores técnicas de estudo e estratégias de aprendizagem que existem e refinar as habilidades de estudo dos pós-graduandos. O curso “Técnicas de estudo e estratégias de aprendizagem para estudantes de pós-graduação” tem como objetivo refinar as habilidades dos estudantes a fim de que sejam mais efetivos na leitura de artigo científicos, na organização do conhecimento estudado, na elaboração de seminários, na seleção de fontes de informação adequadas, no planejamento e execução dos estudos desde o acompanhamento das disciplinas até elaboração de monografias, dissertações e teses. Cada aula tem como foco o desenvolvimento de uma habilidade.

A primeira aula terá como objetivo discutir o contexto da pós-graduação e auxiliar os estudantes a identificar as técnicas que utilizam e quais precisa aprimorar. A segunda aula tem por objetivo desenvolver a habilidade de planejar e organizar o estudo, por meio do estabelecimento de metas e uma gestão de tempo eficaz. A terceira aula tem como objetivo discutir estratégias para manter a motivação nos estudos e eliminar a procrastinação. A quarta aula visa ensinar a pessoa a fazer anotações e a reter mais informações durante o estudo a fim de organizar a informação para aulas ou para utilização em pesquisas científicas. A quinta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade de estudar textos acadêmicos, tanto livros quanto artigos científicos, a fim de se apropriar dos conteúdos do texto eficientemente e manter o foco nos estudos ao mesmo tempo. A sexta aula terá como foco o desenvolvimento da habilidade de produzir textos de forma eficaz e bem estruturada. A sétima aula tem como objetivo discutir critérios para definir comportamentos desenvolver habilidades de resolução de problemas aplicadas.

Público-alvo

Quaisquer pessoas interessadas em aprimorar as próprias habilidades de estudo.

Formato

  • Curso totalmente à distância com atividades síncronas e assíncronas
  • Aulas ao vivo (4 horas por semana)
  • Atividades assíncronas no portal entre as aulas
  • Acompanhamento quinzenal do desempenho
  • Apostila exclusiva