1ª AULA
GRÁTIS

1ª AULA GRÁTIS

Gamificação: ética, planejamento e implementação (Parceria Lupa e D20)

As pessoas têm passado muito tempo engajadas em jogos, mesmo sem ter consciência disso. Algumas vezes as pessoas compram um produto ou acessam um aplicativo sem saber que por trás existem estratégias planejadas para que esse engajamento aconteça. Isso porque a indústria tem utilizado a gamificação para aumentar o engajamento dos clientes. Alguns exemplos comuns são o Mercado Livre ou a Amazon, que dão pontos e vantagens para o usuário a depender da quantidade de pontos que se adquire, pontos são ganhos na medida em que se faz compras. Muitas vezes, as pessoas se sentem impelidas a realizar atividades que não vão necessariamente melhorar sua vida ou de outras pessoas. Mas será que a gamificação não poderia ser aplicada para melhorar a vida das pessoas? Será que não poderíamos aplicar a gamificação para melhorar o engajamento e a aprendizagem de estudantes ou aumentar a adesão a comportamentos sustentáveis? Algumas aplicações parecem ir nessa direção, como o Waze, um aplicativo que mostra melhores rotas de trânsito em um mapa construído de forma colaborativa pelos usuários e dá pontos pela colaboração com informações de trânsito, ou o Duolingo que ensina de forma gradual línguas estrangeiras e, na medida em que o usuário aprimora suas habilidades, ele acumula pontos e insígnias.

A gamificação é uma tecnologia humana baseada nos princípios científicos da análise do comportamento e como qualquer tecnologia pode ser utilizada de diversas formas. Princípios de aprendizagem que tem acumulado evidências científicas desde 1938 e têm sido aplicados a vários contextos como escolas, famílias, organizações, etc. Estratégias gamificadas para aumentar o engajamento e promover aprendizagem e bem-estar têm sido aplicadas com eficácia e eficiência em vários campos da atuação humana. Além de sua eficácia, a gamificação, quando bem planejada, não precisa ter um custo alto para implementação e manutenção, ou seja, um bom planejamento de um sistema gamificado pode reduzir custos de implementação e tornar mais simples sua implementação. Apesar do termo tecnologia, a gamificação não precisa de aparelhos necessariamente, algumas vezes basta um papel, uma caneta e uma calculadora. Ainda que os aplicativos ou planilhas facilitem um pouco o processo.

Os professores do curso são cientistas comportamentais que têm trabalhado com gamificação de forma personalizada e tem auxiliado estudantes, famílias, equipes profissionais e instituições a ampliar o engajamento e o bem-estar. O curso Gamificação: ética, planejamento e implementação será totalmente online e gamificado com aulas ao vivo e atividades remotas. No curso, os professores da Lupa e do Grupo D20 discutirão definições de gamificação, resultados de aplicações com evidências científicas e proporão discussões éticas acerca do uso dessas ferramentas. Além de discutir os princípios de aprendizagem que embasam um programa de gamificação. Durante o curso, os estudantes aprenderão na prática a planejar uma gamificação identificando problemas que podem ser resolvidos com essas ferramentas, formas de programar a progressão de aprendizagem e de engajamento, registro e acompanhamento do processo e dicas para implementar com baixo custo seu planejamento. Ao final do curso, os estudantes terão um plano de gamificação em suas mãos guiado por um material de apoio exclusivo construído pelos professores do curso. E terão supervisão à distância para construção de seus projetos de gamificação.

Público-alvo

Profissionais interessados em gamificação como psicólogos, professores, designers, gestores e outros.

Formato

  • Curso totalmente à distância com atividades síncronas e assíncronas
  • Aulas ao vivo quinzenais de 4 horas (Total de 24 horas de aulas presenciais)
  • Atividades assíncronas no portal entre as aulas
  • Apostila exclusiva

Supervisão em grupo: (Supervisão de três horas quinzenais em grupos de no máximo cinco pessoas depois da terceira aula, os horários de supervisão serão sextas-feiras das 19:00 às 22:00 ou aos sábados das 14:00 às 17:00).