A Lupa

EDUCAÇÃO
Ampliada

A Lupa traz uma perspectiva inovadora para as práticas educacionais brasileiras no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, cognitivas e socioemocionais. Nossos programas alinham as propostas de transformação da educação brasileira em curso, discutidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o que há de mais avançado na produção científica nacional e internacional sobre educação.

Os programas da Lupa abordam quatro frentes: atuação direta com os estudantes, por meio dos programas online de Mentoria Acadêmica e Play Learning; com as famílias, por meio de Grupos de Pais e Orientação Familiar; com as escolas, por meio de Consultoria e Formação de equipe pedagógica; e com profissionais da psicologia e da educação, por meio de Cursos e Supervisão.

Missão

A Lupa tem como missão promover, com métodos baseados em evidências científicas, o desenvolvimento de estudantes que aprendam autonomamente qualquer conteúdo e habilidade se adaptando criticamente às transformações contínuas da sociedade brasileira.

Criadores da Lupa

Henrique e Saulo sócios-fundadores da Lupa ao longo de sua carreira sempre se engajaram em buscar formas para que a educação fosse mais humana e preparasse os indivíduos para o futuro. Nessa caminhada têm percebido que a educação tem sofrido uma espécie de miopia. Uma dificuldade de enxergar algo que está distante com clareza. Isso tem feito com que muitas das práticas educacionais sejam baseadas em concepções e procedimentos eficazes em curto prazo e para uma parcela da população. Educação Ampliada significa usar todas as ferramentas que a ciência nos proporciona para enxergar quais serão os desafios da educação no futuro. Significa ampliar a visão e as habilidades de educadores, familiares, estudantes e profissionais da educação em geral. Os desafios são muitos em um mundo que está mudando constante, por isso, ampliar significa utilizar todos os métodos de educacionais baseados nas ciências de aprendizagem e ciências comportamentais para desenvolver habilidades como autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão e autogerenciamento. Cada vez mais teremos que ver estudantes autônomos, capazes de aprender qualquer conteúdo e habilidade usufruindo de todas as informações que o mundo contemporâneo tem disponibilizado.

Diretor - CRP: 06/87867

Saulo Missiaggia Velasco

Nascido em Belo Horizonte e radicado em São Paulo, Saulo é um psicólogo fascinado por ensinar estudantes a aprender e professores a ensinar. Há mais de 10 anos, ensina competências acadêmicas e habilidades de estudo a pessoas de todos os níveis de escolaridade. Além disso, presta consultorias para escolas de Educação Básica, aprimorando a formação de professores e coordenadores pedagógicos.

Sua atuação profissional é pautada em uma sólida formação acadêmico-científica. Durante o seu mestrado, doutorado e pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP, pesquisou métodos para o ensino de habilidades cognitivas complexas como linguagem, formação de conceitos, raciocínio lógico e resolução de problemas.

Atualmente, é professor e coordenador do curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudos, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também leciona e orienta nos cursos de Especialização e Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada. Nos últimos anos, tem percorrido o Brasil, de norte a sul, ministrando palestras, cursos e workshops sobre diversos temas relacionados à psicologia e à educação.

Em 2018, ao fundar a Lupa, junto com Henrique Angelo, iniciou uma nova jornada com o propósito de ampliar ainda mais as possibilidades de aprender e ensinar do ser humano.

Henrique Valle Belo Ribeiro Angelo

Henrique é um psicólogo e professor paulistano que tem dedicado sua carreira à facilitação do bem-estar das pessoas, seja como psicólogo clínico ou como professor. A constatação de que o mundo está mudando e que os métodos educacionais estão atrasados aliada a seu entusiasmo por jogos, pelos quadrinhos e por música tem levado Henrique a desenvolver métodos e técnicas para tornar a educação mais estimulante e efetiva para os estudantes.

Desde 2010, tem feito atendimentos com foco no desenvolvimento de habilidades de estudo com crianças e adolescentes além de supervisionar e formar outros profissionais. Formado em psicologia pelo Mackenzie e com mestrado e doutorado pela PUC-SP, é professor na Universidade Paulista no curso de Psicologia e lá teve a oportunidade de trabalhar habilidades de estudo com uma grande quantidade de pessoas por meio de workshops e palestras. É também é professor e supervisor Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Além disso, tem participado de uma grande quantidade de eventos científicos palestrando sobre educação e aprendizagem.

Em 2018, junto com Saulo Velasco, fundou a Lupa, pois perceberam a necessidade de integrar profissionais com as mais diversas formações para ampliar a forma como se pensa a educação.

Diretor - CRP: 06/106334

Nossa Equipe

A equipe da Lupa é composta por profissionais ligados à educação com as mais diversas habilidades e experiências, reunidos com o propósito de ampliar as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos, como escolar, familiar e empresarial.

×

Powered by WhatsApp Chat

×